Vai haver um alívio (muito!) ligeiro nos preços dos combustíveis na próxima segunda-feira face à escalada que se tem verificado desde que os Estados Unidos e Israel entraram em guerra contra o Irão.
Para a próxima semana está prevista uma descida de meio a 1 cêntimo por litro no gasóleo, com a gasolina a poder baixar até 2,5 cêntimos/litro, de acordo com as previsões da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).
A média final só ficará fechada ao final desta sexta-feira, podendo ainda registar-se alterações face à evolução das cotações internacionais do petróleo.
A confirmarem-se estas subidas, e já a contar com o desconto do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), a gasolina simples 95 deverá rondar os 1,904 euros/litro e o gasóleo simples os 2,055 euros/litro.
O agravamento nos preços dos carburantes está obviamente ligado ao agravamento da guerra no Médio Oriente com o encerramento do estreito de Ormuz.
Ambos os valores médios já incluem os descontos das gasolineiras e as medidas fiscais temporárias para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, com o Governo a manter os descontos do ISP em 7,6 cêntimos por litro sobre o gasóleo, e de 4,1 cêntimos sobre a gasolina.
É também necessário ter em atenção que os preços dependem sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
Texto: P.R.S.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: